sábado, 4 de setembro de 2010

Assistindo a novela

Vou escrever sobre a novela sinhá moça que esta sendo exibida pela segunda vez, na rede globo de televisão, por abordar o tema sobre o coronelismo e a escravidão, em que na época essas pessoas não tinham valores, eram tratados como animais, muitos morriam e outros somente eram poupados por causa do seu trabalho.
Nessa época não se falavam em justiça a justiça era feita pelo coronel, através do seu capitão do mato, diversidade e ética também não existiam, nem se falavam nisso nesse período.
Essa novela repassa como foi a vida dos negros antes da abolição, relatando o verdadeiro papel na vida dos homens, mulheres e crianças daquela época.
Portanto, uma novela de época, marcada por uma trajetória muito infeliz na vida dos negros, que buscavam com a ajuda de alguns brancos a liberdade ou seja a abolição, que não foi tão fácil, porque os senhores feudais os chamados coronéis controlavam a vida deles naquela época, tendo um grande poder sobre eles, pois, os mesmos encontravam-se na posição de propriedade de seu senhor, não possuindo qualquer direito, só alimentação e vestimenta, elementos básicos para sua sobrevivência.
Ficavam cativos a disposição dos coronéis que superexploravam, sendo vigiados pelo capitão do mato, que tinha a função de capturar os escravos fugidos e lhe aplicar os mais diversos tipos de castigos e outras punições, que contribuía para diminuir o tempo de vida dos negros, que executavam seus trabalhos nas mais desumanas das condições possíveis.
Essa novela também mostra um romance, com a luta dos escravos juntamente com a filha do senhor feudal, em que muitos escravos foram libertados, essas libertações ocorriam por vários motivos,desde a vontade do senhor em virtude da obediência e lealdade dos escravos, até casos em que o cativo comprava sua própria liberdade.
Houve um grande impacto na sociedade, porque sabemos que os escravos foram a grande base de sustentação da economia até o final do império.
O que não consigo entender é como os senhores feudais conseguiram tanto tempo resistir as ações dos grupos abolicionistas, compostos por diversas camadas da sociedade, mas, o que me chamou ainda mais atenção, foi a criação das chamadas sociedades paralelas que fez com que eles se organizassem contra os senhores e conseguissem aos poucos desenvolver a idéia fixa da abolição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário