domingo, 15 de maio de 2011

A arte e a tecnologia

Em relação aos assuntos desta unidade, vamos falar um pouco sobre arte-educação e tecnologia, que considerando o âmbito em que pensamos sobre estes assuntos, aponta para uma moldura conceitual que considera novos paradigmas, entre os quais os focos principais são: Interatividade, Transdisciplinariedade, Multiplicidade, e a Hipermidialidade.
Se entendermos a criação em arte-educação como movimento gerador de percursos, teremos aqui mais uma dimensão a ser considerada: a interface digital e os acoplamentos que viabilizam a questão central em discussão nesse trabalho.
Em relação as interfaces entre arte e tecnologia, Costa, apresenta a idéia de que não há autonomia absoluta do imaginário e que cada nova técnica transforma de diversos modas as técnicas similares pré- existentes.
Assim destacamos a interatividade na produção do conhecimento, mas ressaltamos que o uso dessa tecnologia não implica em interatividade. Já a tecnologia digital é uma interface que pode promover interatividade caso haja intencionalidade.
Portanto, o objetivo da arte-educação e tecnologia, é implantar nas escolas um novo espaço atuante, onde as escolas possam expandir esses conhecimentos dessas novas práticas para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário