domingo, 15 de maio de 2011

A tecnologia na escola

A nossa escola possui um laboratório de todo informatizado com internet , banda larga, dotado de infra-estrutura, onde os nossos alunos estudam no dia a dia. Onde ninguém pode ser excluído por não querer ou não poder participar, para nossa escola essa tecnologia é tão vital que sem ela não existiria inclusão social, e entendemos que essas inovações passam a fazer parte do nosso cotidiano, não só dos alunos, mas, também de toda a escola.
Desde 1996, que contamos com esta estrutura, que tem estimulado a interatividade entre alunos e professores, onde os professores apresentam aos alunos essa nova ferramenta de trabalho que veio a suprir as carências das atividades e disciplinas na escola.
Não queremos dizer com isso, que a escola abandonou os velhos métodos tradicionais de ensino, só queremos salientar a importância dessa ferramenta no aprofundamento do conhecimento pedagógico, onde o professor tem que estar atualizado e tem que saber para ensinar, por que nas atividades praticas os alunos estão atualizados nas diversidades e interagidos com o mundo atual.
Contamos também com outras tecnologias que vem a ajudar os nossos alunos nos trabalhos de aula, que são os vídeos, DVDs, data show, retro projetor, que são ferramentas já ultrapassadas, mas que foram de grande importância na formação dos nossos alunos.
Outra grande inovação é a tecnologia implantada pelo governo local, que já está chegando nas escolas, e que toda comunidade escolar vai estar inserida, para suprir as necessidades das pessoas com objetivos sociais, sem distinção de classes chegando a todos.
Em entrevista com professores, coordenadores e diretores descobriram que mesmo sendo questionados todos os dias por professores, os alunos enfrentam varias dificuldades no processo de aprendizagem, por que nem sempre os alunos estão voltados para o assunto em questão que é a aprendizagem, muitos se desvirtuam para outros lados, por influencia do mundo digital.
Mas, entendemos que esse processo é normal, é a interação de quem consome a informação e a desvirtua, mas o nosso papel enquanto escola é mantê-lo sempre no caminho da aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário